Polissonografia Domiciliar: o que você precisa saber

Compartilhe o Post

Entenda como funciona e quais os benefícios de realizar esta opção de estudo do sono em casa.

A polissonografia ou exame do sono como é mais conhecido, tem a função de avaliar a qualidade do seu sono, e identificar possíveis distúrbios que podem afetar suas noites de descanso e consequentemente a sua saúde. 

O exame padrão é realizado em laboratório do Sono e assistido a noite toda por um profissional habilitado, no entanto os avanços da tecnologia hoje já permitem que esses exames possam ser realizados de forma mais simples no conforto do seu lar.   

Não sabia? Então, acompanhe o texto e fique por dentro do tema!

O que é a polissonografia domiciliar?

A polissonografia domiciliar ou tipo 3 é um exame realizado por equipamentos portáteis de fácil manipulação e instalação. Assim, esse perfil de exame é específico e indicado para pacientes com elevada suspeita diagnóstica de distúrbios respiratórios do sono.

Quais parâmetros esse exame avalia durante o sono?

Esse tipo de exame possui 6 canais para captação de sinais fisiológicos a serem estudados e que são compostos por: 

  • Cânula nasal, para captação do fluxo respiratório e ronco;  
  • Cinto de esforço respiratório, que são faixas elásticas colocadas no tórax, para medir o nível de respiração; 
  • Oxímetro de pulso, que irá captar os níveis de oxigenação e frequência cardíaca do paciente;
  • Sensor de posicionamento corporal, que avalia a movimentação do paciente durante o sono, informando em qual posição ele passa maior tempo da noite e se esta influencia no padrão respiratório e surgimento de apneias.

Como posso realizar um exame desses em casa?

Em suma, realizar o estudo do sono em casa é um processo bastante simples. 

Geralmente o exame é solicitado pelo médico ou como complementar ao tratamento já em curso por um profissional especialista em sono. 

Existem clínicas e centros especializados nestes exames, onde o paciente ou familiar retira o equipamento e recebe todo treinamento e suporte para levar o equipamento para casa e realizar de forma segura e tranquila esse estudo que precisa de pelo menos 4 horas de sono para pode ser devidamente analisado. 

Posteriormente os dados são transferidos para um sistema onde as informações coletas são transformadas em gráficos para análise de toda a noite decorrida e então enviadas para laudo médico.

Quais são as vantagens dos exames portáteis?

Consultar um médico ou especialista em sono é, antes de mais nada, fundamental para entender melhor o seu problema e saber se no seu caso o exame domiciliar é a melhor opção. Os benefícios de realizar o procedimento em casa são vários:  

  • Comodidade: Fáceis de manipulação e realização sendo instalados pelo próprio paciente na hora de dormir.
  • Economia: Possuem custos mais baixos do que os exames realizados em laboratórios pois não necessitam de um profissional que assista o paciente a noite toda.
  • Praticidade: Não possui enormes quantidades de fios acoplados ao corpo do paciente, permitindo maior liberdade a movimentação.
  • Conforto: O paciente dorme no seu ambiente habitual e no conforto da sua cama sendo apoiado pelos familiares.
  • Agilidade: Laudos completos com resultados mais rápidos.

Como devo me preparar para um exame de polissonografia?

É fundamental que siga sua rotina normal no dia do exame, para que os resultados sejam os mais precisos possíveis diante da sua realidade. Portanto, planeje-se com antecedência, além de seguir estas dicas. 

Evite cochilar 

Evite cochilar durante o dia, para não atrapalhar que pegue no sono a noite. 

Café e estimulantes  

Não consuma alimentos que tenham cafeína, pois ela o deixará ansioso e mais agitado podendo perturbar seu ciclo normal de sono. 

Alimentação 

Faça uma alimentação mais leve e coma mais cedo, evite alimentos gordurosos e frituras. Além disso, tente não tomar líquido em demasia. 

Álcool  

Evite o consumo de álcool no dia do exame, pois o álcool pode interferir no ciclo do sono e induzir maior relaxamento e colapso muscular intensificando os eventos respiratórios 

Medicação  

Tome sua medicação usual de rotina e se não tem prescrição não tente induzir o sono. 

Conte com a Solusono e tenha noites mais seguras e tranquilas! Entre em contato, agende sua consulta e conheça o nosso trabalho.  

Veja outros posts

E se eu não me adaptar ao CPAP?

Confira dicas importantes para a utilização deste aparelho  Adaptar-se ao CPAP não é uma tarefa fácil. Em alguns casos, os pacientes desistem do tratamento por não

Entre em Contato Conosco

Qual seu Interesse?