E se eu não me adaptar ao CPAP?

Compartilhe o Post

Confira dicas importantes para a utilização deste aparelho 

Adaptar-se ao CPAP não é uma tarefa fácil. Em alguns casos, os pacientes desistem do tratamento por não conseguirem se ambientar ao aparelho. 

Portanto, a Solusono traz, no artigo de hoje, dicas para que consiga manter todo processo em ordem e não largar o CPAP de lado. Confira. 

Por que eu não me adapto ao CPAP? 

Para quem nunca usou o CPAP antes, a perspectiva de usar uma máscara conectada a uma máquina todas as noites pode ser intimidante. No entanto, acompanhe e coloque em prática essas dicas para que consiga se acostumar ao aparelho. 

Como se acostumar com o CPAP 

Uma dica é tentar primeiro usar a máscara enquanto está sentado assistindo TV ou lendo, durante o dia ou à noite, antes de ir para a cama, para se acostumar com a sensação de ter algo no rosto. Outra recomendação é segurar a máscara junto ao rosto, sem o arnês, e ligar o aparelho. Assim que conseguir respirar facilmente, coloque o capacete e continue respirando contra a pressão. 

Comece a usar seu CPAP por curtos períodos de tempo durante o dia enquanto assiste TV ou lê. 

Isso o ajudará a se acostumar a usar sua máscara. Será mais natural quando você estiver tentando adormecer. 

Torne o CPAP parte de sua rotina na hora de dormir. 

Use CPAP todas as noites e para cada cochilo. Usar o CPAP com menos frequência reduz seus benefícios à saúde e torna mais difícil para seu corpo se ajustar à terapia. 

Faça pequenos ajustes para aumentar seu nível de conforto. 

Ajuste as alças da máscara e o arnês até obter o ajuste correto. Você também pode tentar usar um travesseiro especial com formato para máscara e tubo de CPAP. 

Use um spray nasal para aliviar a congestão nasal leve. 

A congestão nasal pode ser um problema com o tratamento com CPAP. Um spray nasal pode ajudar com a congestão nasal ou sinusal. 

Use um umidificador se tiver boca, garganta ou nariz secos. 

Muitos dispositivos CPAP têm um umidificador aquecido. Isso garante que você respire ar quente e úmido pela máscara. 

Agende um horário regular para limpar seu equipamento. 

Limpe sua máscara, tubo e arnês uma vez por semana. Coloque esse tempo na sua agenda para não se esquecer de fazer isso. 

São ações simples, mas que podem fazer a diferença no seu processo de adaptação e tratamento dos distúrbios do sono. 

E lembre-se: tenha paciência! Todo processo novo requer um tempo de ambientação. Portanto, fique tranquilo e não desista do CPAP. 

Conte com a Solusono! Caso tenha dúvidas ou queira saber mais sobre o CPAP, entre em contato pelos nossos canais de atendimento. 

Veja outros posts

E se eu não me adaptar ao CPAP?

Confira dicas importantes para a utilização deste aparelho  Adaptar-se ao CPAP não é uma tarefa fácil. Em alguns casos, os pacientes desistem do tratamento por não